quinta-feira, 11 de abril de 2013

A biologia e a investigação: método científico




A palavra ciência vem do latim (scientia) e significa “ conhecimento”.
A ciência é um modo de pensar e, ao mesmo tempo, uma ferramenta para investigar o mundo em que vivemos. Os processos que levam ao conhecimento científico sofrem influencias dos mais diversos meios, como social, cultural, politico, econômico, religioso e da própria personalidade de quem realiza a investigação. Dessa maneira, tais processos são extremamente dinâmicos e apresentam mudanças ao longo do tempo.
Entretanto, um dos objetivos da ciência é representar o mundo em que vivemos da maneira mais precisa possível, objetiva e imparcialmente. Para tal finalidade, a ciência adota um conjunto de procedimentos denominado método científico.


O MÉTODO CIENTÍFICO: Método adotado pelos cientistas para fazer ciência

Etapas
Observação --> Questionamento --> Formulação de hipóteses --> Experimentação à Conclusão




 
Pág 19

 O método científico nas ciências biológicas: HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto não são suficientes para explicação de um fenômeno, dai surge o problema. Para tentar explicar o fenômeno, são formuladas hipóteses. Das hipóteses formuladas, deduzem-se consequências que deverão ser testadas. Quando nenhuma evidência é capaz de falsear a hipótese (mostrar que ela é falsa), considera-se que a hipótese é válida.





CONSULTAS:

SANTOS, F. S. ; VIENTIN, J. B. ; OLIVEIRA, M. M. A. Org. Biologia: ensino médio, 1º ano. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2010 (coleção ser protagonista) Págs. 19-21.









Um comentário: